Igrejas  |  Natureza  |  Sítios Arqueológicos  |  Museus
Prédios Históricos  |  Gastronomia  |  Hospedagem  |  Festividades
 

Sítio Arqueológico do Sítio Paula
Distrito de Conceição das Crioulas

Clique na foto para ampliar

 

Descrição
Pedras com espaçamento mais ou menos de 2km entre elas, onde encontram -se gravadas inscrições rupestres com uma espécie de tinta vermelha e que nos dão impressão de roteiro para os povos primitivos que passavam e habitavam a região
.

 
 

Sítio Arqueológico da Lagoa da Pedra
Distrito de Conceição das Crioulas

Clique na foto para ampliar

 

Descrição
Local escavado para conter água durante a estiagem e onde foram encontrados pelos trabalhadores, diversos fósseis de animais pré - históricos identificados até então como o Tatu gigante, a Preguiça gigante e o Mastodonte, este último ainda necessita de informações precisas.

 
 

Sítio Arqueológico da Pedra da Mão
Sítio Lagoa
Distrito de Conceição das Crioulas

Clique na foto para ampliar

 

Descrição
Bloco granítico com aproximadamente 4 m de altura com existência de grafismo rupestre em forma de mão localizado na sua parte inferior em um abrigo natural. O entorno é dominado por uma vegetação de catinga arbustiva e outros pequenos afloramentos rochosos.

Outras informações
A ocupação humana e o comércio informal ocorre através do distrito de Conceição das Crioulas.

 
 

Sítio Arqueológico do Sítio das letras
Sitio Letras
Sede do município
Distante 25,15 km do centro

Clique na foto para ampliar

 

Descrição
Serra que possui na sua base Gravuras rupestres, petroglifos denominados de Itaquatiaras, encontradas no leito rochoso situado na base da encosta oeste da serra das Letras. Área dominada por vegetação de catinga arbustiva, ocorrendo bromeleáceas e cactáceas espaçadas. Pode-se encontrar no local, duas grutas onde em uma delas há indícios de que ali teria sido habitado por povos primitivos da região.

 
 

Fósseis de Animais Pré-Históricos
----------------------

Clique na foto para ampliar

 

Descrição
Fósseis achados no Caldeirão dos ossos na localidade de Conceição das Crioulas na época das frentes produtivas, quando devido a seca, os moradores se uniram para escavar os caldeirões existentes nas rochas afim de que pudessem acumular água para o consumo humano durante o período da estiagem. Durante as escavações foram detectados objetos diferentes que no início foram tidos pela população local como objetos de valor e que se guardados, poderiam virar ouro com o passar do tempo. Reconhecidos como ossos por alguns técnicos que acompanhavam os trabalhos, foram então paralisados os trabalhos e o material enviado para a UFPE - Universidade Federal de Pernambuco que após pesquisas, detectou serem os fósseis recolhidos como de animais extintos a milhares de anos atrás, pesquisas iniciais conseguiram identificar alguns dos fósseis recolhidos como sendo da Preguiça gigante - Megatherium, do Mastodonte - Stegomastodon waringi e do Tatu gigante - Pampatherium.

 
 

Tatu Gigante
Pampatherium

Clique na foto para ampliar

 
 
 

Preguiça Gigante
Megatherium

Clique na foto para ampliar

 
 

Mastodonte
Stegomastodon Waringi

Clique na foto para ampliar

 

Outras informações
Os fósseis recolhidos e que se encontram em poder da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo estão em excelente estado de conservação. Alguns moradores da localidade conseguiram recolher alguns fósseis que até hoje se encontram em poder dos mesmos, baseados na história de que com o passar dos anos o material viraria ouro.