Sede  |  Conceição das Crioulas  |  Umãs  Vasques  |  Pau-ferro
 

Localização: -- Km da sede  |  População: Aproximadamente -- habitantes

A comunidade de Pau Ferro teve origem por volta do século XIX, quando advindos do Sitio Riacho Verde,  município de Bezerros (atualmente Verdejante) os casais Joaquim Barbosa de Maria e Joaquina Maria de Jesus, Francisco Gonçalves da Silva e Rosa Maria da Silva, acompanhados de dois jovens irmãos -  João Severo da Silva e Manoel Gonçalves da Silva,  chegaram a uma localidade à margem do Riacho do Salgueiro com a intenção de ali fixarem residência e produzirem naquelas terras.

Uma característica da vegetação da área era a existência de árvore de nome Pau Ferro  que acabou dando  nome à comunidade. Joaquim Barbosa de Maria e Joaquina Maria de Jesus,  tiveram 13 filhos. Um de seus irmãos,  João Severo,  vaqueiro da região,  conheceu o Sitio Boqueirão. Ali morava uma meiga moça conhecida por Maria Tereza de Jesus, com quem se casou. Os dois  constituíram  uma família de 13 filhos, povoando assim o Pau Ferro.

Saiba mais:
PAU-FERRO (caesalpinia férrea) – É muito utilizado em projetos de paisagismo urbano, e é inconfundível pelo seu tronco branco e sua floração com pequenas flores amarelas que ocorre entre dezembro e fevereiro.