Logo do Guia Turístico

Guia Turístico do Município

NATUREZA

Serra da Onça

Foto da Serra da Onça

Do seu topo, em primeiro plano do Sudeste tem - se uma visão panorâmica da cidade de Salgueiro, ao Sul da Serra do Cruzeiro, ao fundo da paisagem pode-se avistar a chapada do Araripe. Complementa a sua ambiência, áreas aplanadas e maciços residuais. A vegetação do seu entorno é formada por caatinga arbustiva. No seu topo encontra-se instalada uma antena do Detelpe e também o Cruzeiro do Milênio que foi colocado pela Paróquia de Santo Antônio.

Localização: Sítio Cedro - Sede do município -Distante 9km do centro


Pedra Preta

Foto da Pedra Preta

A Pedra que possui nas suas laterais, caldeirões onde se acumula água para o consumo humano. Tem aproximadamente 50m de altura e 200m de diâmetro. Possui em seu entorno cerca de 5 caldeirões com profundidade incerta e no seu topo possui um cruzeiro em madeira com pedestal em alvenaria já degradado pelas intempéries.

Localização: Sítio Areia - Distrito de Conceição das Crioulas


Serra das Princesas

Foto da Serra das Princesas

Serra que possui no seu entorno e no topo uma grande variedade na sua vegetação como o Cedro, Barriguda, Catolé, Caroá, Mulungu e animais silvestres tais como macaco prego, sagüis, onça parda. Possui uma formação rochosa que segundo os moradores durante a estiagem ela desaparece e só aparece quando começa o inverno possui ainda a temperatura baixa no seu topo o ano inteiro.

Localização: Sítio Amparo - Distrito de Conceição das Crioulas


Açude da Boa Vista (Dnocs)

Foto do Açude da Boa Vista (Dnocs)

Com capacidade para 16 (dezesseis) milhões de m³ de água, o açude foi construído pelo DNOCS como forma de abastecimento de água nos períodos de estiagem, seu entorno é marcado por uma vegetação rasteira e de caatinga arbustiva além de trechos de cultivo de subsistência. Há ocupação humana próxima ao atrativo através da Vila da Boa Vista.

Encontra-se em bom estado de conservação. Há ocorrência de pesca artesanal com a captura de peixe como carpa, traíra, piau e tilápia; hoje é local de visitação e recreio para diversos segmentos da população.

Localização: Vila Boa Vista - Riacho da Boa Vista - Distante 8km da Sede


Pedra do Frade

Foto da Pedra do Frade

Aguarde

Localização: Sítio Serrote do Frade - Sede do município


Açude do Monte Alegre

Sem foto

Açude construído a vários anos e considerado o maior açude particular da região.
A Fazenda onde fica localizado o açude, faz parte da História do município, a mesma pertenceu ao Coronel Veremundo Soares.

Localização: Fazenda Monte Alegre


Caldeirão do Sítio Félix

Foto do Caldeirão do Sítio Félix

Aglomerado de pedras em diversos formatos, que possui no topo de uma elas um nincho que foi erguido como pagamento de uma promessa feito por uma moradora da comunidade após sua criança ter adoecido. Devido as marcas de pés existentes nas pedras, acreditava a Senhora que aquilo eram as pegadas do "Menino Deus" o qual foi feito a promessa e a criança foi curada. Foram feitas diversas romarias ao local pelos moradores da localidade, onde acendiam velas e pediam proteção e cura para os problemas que os atormentavam. Além das marcas de pegadas humanas, existem também as marcas semelhantes a pegadas de animais, onde uma delas é de um animal de grande porte.
Se encontra em ótimo estado de conservação. Não foram feitos nenhum estudo na localidade, principalmente no que se refere a data das marcas existentes no local.

Localização: Sítio Chico Félix - Distrito de Umãs


Serrote da Timbaúba

Sem foto

Serrote formado por pedras em diversos tamanhos, que merece destaque por uma delas ficar apoiada em cima de uma pequena e que possui um cruzeiro erguido em cima da mesma. Segundo os habitantes da localidade as pessoas fazem promessas no local e dizem que são validadas, depositando assim em cima da pedra na base do cruzeiro, objetos feitos em madeira ou barro que simbolizam as partes para qual foi pedida a cura. Outra peculiaridade existente no local, é que os moradores das redondezas o têm como encantado, afirmando que lá se ouviam sons de cavaleiros e que os animais que eram colocados no curral ao lado do serrote se espantavam e ficavam agitados como se percebessem algo no local. Ainda dentro dos relatos, foi afirmado que no local onde fica o serrote, existe ouro, este confirmado por algumas pessoas que andaram pesquisando na localidade. Seguindo o filão de pedras que desce a esquerda do serrote, pode-se perceber uma marca semelhante a uma pegada humana gravada na rocha.

Localização: Sítio Timbaúba


Açude Velho

Foto do Açude Velho

Aguarde

Localização: Próximo ao centro da cidade


Pedra do Matame

Pedra com aproximadamente 20 m de altura, que possui no seu topo uma marca assemelhando-se á uma pegada humana. O seu entorno é formado por caatinga arbustiva.

Localização: Sítio Serrote - Conceição das Crioulas


Serra do Urubu

Serra onde possui o ponto mais alto de Salgueiro com aproximadamente 854 metros acima do nível do mar. Possui no seu topo furnas e caldeirões nas pedras. Com sua vegetação densa e temperatura baixa, propicio a pratica de trilhas ecológicas e prática de esportes como o tracking, caminhada e escalada Tem essa denominação devido á época da seca onde os riachos baixavam, as água que ficavam povoadas de peixe e jacarés secavam e esses serviam de alimento para os urubus.

Localização: Sítio Tordilho


Pico do Cruzeiro dos Lopes

Formação rochosa com aproximadamente 150m de altura, no seu topo possui um cruzeiro que foi alvo de romarias e pagamento de promessas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Seu entorno e formado por caatinga arbustiva.

Não são feitas mais romarias ao local, encontrado-se abandonado e com difícil acesso.

Localização: Fazenda Bezerros - Distrito de Conceição das Crioulas


Barragem da Canoa

Com muro de contenção em formato irregular erguido entre dois afloramentos rochosos. Possui na sua ambiência, blocos rochosos pelos quais escoam suas águas quando o mesmo está com sua capacidade máxima, ainda possui em uma das formações uma saliência que assemelha-se a uma canoa, daí o nome dado à barragem. Seu entorno e marcado por uma vegetação de caatinga degradada e pequena área de subsistência. Segundo a população local o açude foi construído com trabalho indígena. A ocupação ocorre através dos moradores do sitio canoa.

Localização: Sítio Canoa - 27,9 km distante da Sede


Chapadão do Carão

Reserva com aproximadamente 150 hectares de mata nativa (caatinga) preservada onde podem ser encontrados diversos tipos de vegetação como aroeira, angico, ibiratanha, pau de piranha e alguns animais silvestres como o Tamanduá, Gato do Mato e várias espécies de aves.

São encontradas diversas árvores centenárias de grande porte, algumas atingindo de 6 a 10 metros de altura; muitas delas destruídas pela queda de raios.

Localização: Fazenda Cacimbinha


Mirante da Barragem da Pedra

Localizado no alto de um grande afloramento rochoso, seu topo é dominado por bromélias, cactáceas e alguns arvoredos. Avista-se do seu alto a sede do distrito de Conceição das Crioulas, e as barragens da Conceição e da Pedra.

Localização: Distrito de Conceição das Crioulas


Mirante do Cruzeiro

foto do Mirante do Cruzeiro

Ambiência marcada a nordeste pela sede do município, ao norte em primeiro plano pela Serra da Onça e ao fundo da paisagem pela chapada do Araripe. A oeste e ao sul em primeiro plano, é vista uma extensa superfície aplanada e o rio pitombeira e ao fundo da paisagem, maciços residuais. O seu entorno é dominado por uma vegetação de caatinga arbustiva e por afloramentos rochosos. No seu topo está erguido o cruzeiro feito em madeira em cima de um pedestal de alvenaria datado de 1925. Seu acesso é feito por uma escadaria de 348 degraus; abaixo do mesmo está situado um pequeno abrigo natural formado pela superposição de blocos rochosos.

Localização: Bairro da Primavera - Sede do município


Açude Grande

Açude construído em 1932 com o trabalho de bois, e ampliado 4 vezes na época das frentes produtivas. Tem esse nome devido a sua extensão. A água do local não é usada para consumo humano, apenas para os animais e banho, e ainda para utilização nas plantações existentes no local. O açude ainda oferece à população peixes como a tilápia, traíra e carpa que são pescados através de galões e anzóis.

Localização: Sítio Bela Vista - Distrito de Vasques


Açude do Gato

Construído em 1924 com a ajuda de bois que carregavam em seus lombos a terra retirada do açude em couros de bois secos. Localizado em cima de um alto, o mesmo possui esse nome devido a época da construção existirem muitos gatos-do-mato na região. Sua água é usada para o consumo humano e para os animais.

O açude é pequeno, porém na época das chuvas, permanece abastecido durante dois anos.

Localização: Sítio Bela Vista - Distrito de Vasques