31 de Janeiro de 2020

nota de esclarecimento

sobre surto de meningite em Salgueiro

A Prefeitura de Salgueiro através da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer a toda população que não há surto de meningite em nosso município no momento, como circula em aplicativos de mensagens e em redes sociais.

A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos (bactéria, vírus, fungos, dentre outros) e por agentes não infecciosos (traumatismos). Em geral a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreção nasofaringe, havendo necessidade de contato direto ou indireto com as secreções respiratórias do paciente.

Em relação ao caso mencionado, com a investigação foi possível identificar que com o exame de Punção Lombar (LCR – exame laboratorial) realizado no Correia Picanço em Recife – Hospital referência no estado – a criança foi diagnosticada com Meningite Viral, estando conforme protocolo da Vigilância do Ministério da Saúde, ou seja, isenta de qualquer atividade de bloqueio para os possíveis contatos.

Comunicamos ainda que a Secretaria de Saúde é um órgão que preza pela saúde e bem-estar de toda comunidade, possuindo vigilância ativa para qualquer agravo que venha a atingir qualquer munícipe, sendo responsável por detectar, investigar e bloquear os casos, quando assim for necessário, de forma oportuna e sempre seguindo todos os protocolos e orientações do Estado e da União.

Ressalta-se também que os casos mencionados nas mensagens, que afirma que 04 (quatro) crianças do nosso município foram acometidas pela meningite e que uma chegou a óbito é uma INVERDADE. A Secretaria de Saúde garante o sigilo e a integralidade de qualquer paciente, acometido por qualquer agravo e o seu tipo de encerramento. O óbito mencionado está em processo de investigação e aguarda resultados laboratoriais para o seu desfecho. Em maio de 2019, 02 (dois) adolescentes tiveram diagnóstico positivo para o agravo e os casos foram imediatamente comunicado nas mídias escritas, cuja as ações de diagnóstico, investigação e bloqueio aconteceram em menos de 48h. Lembramos a toda comunidade que qualquer dúvida referente a saúde deve ser tratada com os profissionais da área assistência e/ou técnica para melhor esclarecimentos e ações.

Secretatia Municipal de Saúde