Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Clebel recebe técnicos da Regional de Saúde e destaca pacto de qualidade para a região

Fotos: CCOM

“Vamos trabalhar em conjunto para termos uma saúde de qualidade, atuando com toda a responsabilidade que nos cabe”. Com estas palavras, o prefeito do município de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro, avaliou a visita técnica que recebeu na manhã desta segunda-feira (23) em seu gabinete, por parte de uma equipe da 7ª Gerência Regional de Saúde, que atua nos municípios da Sertão Central e parte do região do São Francisco.

A visita, de acordo com a gerente Maria Auxiliadora Alves Veras, teve a finalidade de apresentar ao prefeito todo o quadro com indicadores reais da situação em Salgueiro, onde a saúde precisa melhorar em termos de assistência, vigilância, regulação dos serviços oferecidos e estrutura em geral.

“Trata-se de uma nova gestão no município e a nossa missão é apresentar o retrato da situação, a fim de orientar a equipe e buscar atuar em conjunto”, relatou a gerente, com a informação de que essas visitas vêm sendo feitas, também, nos outros municípios de atuação da gerência.

A 7ª Gerência é a representante legal da Secretaria Estadual de Saúde nos municípios que integram o território do Sertão Central, atuando ainda em Belém de São Francisco. “Nosso objetivo é trabalhar em defesa de uma saúde de qualidade nesse território, que tem uma população estimada em 150 mil habitantes. Então a gente apresenta, para os prefeitos, um verdadeiro retrato da situação e também oferece orientações, quando necessário, de toda a questão financeira necessária para a melhoria dos serviços, pois a saúde não é um bloco isolado e trabalha com três entes federados – que são - o Estado, o município e a nação”, explicou.

Durante mais de duas horas, o prefeito Clebel ouviu atentamente toda a comissão e também apontou algumas das ações que já vêm sendo estudadas por sua equipe, destacando dificuldades enfrentadas pelo município em relação ao Samu, o hospital regional e os postos de saúde. Ele falou que pretende descentralizar os serviços de exame e fazer coleta nos próprios postos, inclusive da zona rural, e disse que já está atendendo a cerca de 80 pacientes diários nesses primeiros dias da gestão.

“Acredito que o desenvolvimento passa pelas boas parcerias”, disse o gestor. “E esse encontro que tivemos com a 7ª gerência não é uma parceria qualquer, é uma obrigação. Ouvimos toda uma explanação da gerente e das coordenadoras de cada área da nossa região. Queremos estar a par dos indicadores reais para que possamos atuar de forma efetiva, atingindo os melhores índices em assistência e estrutura em saúde no município”.

Concluindo, o prefeito destacou que quer construir um plano de ação eficaz não apenas para Salgueiro, mas com os municípios que integram o consórcio do Sertão Central, do qual é presidente. Para tanto, já agendou uma reunião do consórcio que deverá acontecer na próxima semana. “O Pacto pela Saúde é um requisito do SUS e nós vamos atuar em conjunto para uma saúde de qualidade na região”, assegurou.

Fotos: CCOM