Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

Prefeitura monta estrutura para limpeza, iluminação e segurança no carnaval

Clique na imagem para ampliar

Imagem: CCOM

A Prefeitura Municipal de Salgueiro, por intermédio da sua Secretaria de Serviços Públicos, organizou uma estrutura de ações para atuar com eficiência nas atividades carnavalescas dentro da cidade e nos seus polos distritais. As ações são voltadas para Iluminação Pública, Limpeza Urbana e Segurança. Para tanto, já conta com o apoio do Ministério Público e participação das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Diretoria de Trânsito e Transportes.

Na última terça-feira, representantes desses órgãos estiveram reunidos com o Promotor de Justiça do município, Érico de Oliveira Santos, com a finalidade de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde foram definidas várias linhas de ação visando a segurança do evento, segundo informou o secretário de Serviços Públicos da prefeitura, Orlando Parente.

Ele adiantou que, por orientação do prefeito Clebel Cordeiro, a prefeitura se organizou em três frentes de estruturação para desenvolver os serviços – como Limpeza Pública, Iluminação e Segurança. Nesta última, que culminou com o TAC junto ao Ministério Público, ficou definida uma operação dos agentes de trânsito atuando com todos os órgãos de policiamento, além de um corpo particular de 80 profissionais que foram contratados para garantir cobertura em todas as áreas.

“Vamos estar com viaturas de trânsito e seus agentes dando cobertura ao carnaval – seja no desfile de blocos, no acompanhamento do trio elétrico e no palco”, disse o secretário. “Estaremos presentes com todas as diretorias para fazer o melhor carnaval, porque é nossa intenção fazer mais e melhor.”

O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Salgueiro (8º BPM), Coronel Guerra, também informou que, da parte do Comando, há um planejamento para que o carnaval possa acontecer com tranquilidade. “Estamos incrementando o máximo de motocicletas para cobrir o evento, e participamos do TAC que foi firmado junto ao Ministério Público. Agora é começar a festa e vamos trabalhar”, disse ele.

Outra iniciativa de prevenção contra a violência, segundo o secretário Orlando Parente, será a substituição de recipientes de vidro por garrafinhas de plástico. “A prefeitura vai disponibilizar as garrafinhas e a polícia vai impedir o uso de recipientes cortantes. Qualquer pessoa que for encontrada com garrafa de vidro, os policiais vão agir para que a bebida seja transferida para os recipientes de plástico”, informou.

Outras ações – Com relação à Limpeza e Iluminação, ele destacou que a prefeitura está instalando mais de 50 refletores para iluminar todo o circuito onde vai passar o trio elétrico, além das áreas de palco. Para fazer a limpeza, uma equipe com mais 30 profissionais estará acompanhando o trio e separando os resíduos que forem jogados nas ruas.

Essa atividade ficará em operação até às 3 horas da manhã. Por volta das 5 horas, uma outra equipe de varredores fará a limpeza geral. O objetivo, segundo o secretário, é que tudo já esteja limpo por volta das 8 horas.

Além da Secretaria de Serviços Públicos, estão em plena atividade no carnaval as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, acompanhadas de suas respectivas diretorias. Na manhã desta sexta-feira (24), primeiro dia das festividades em Salgueiro, a prefeitura estará realizando uma campanha de Conscientização e Educação no Trânsito, a partir das 8 horas, no girador da Bomba, numa ação conjunta da Secretaria de Saúde, institucionais educacionais e agentes de trânsito do município.