Terça-feira, 07 de Março de 2017

Homenagens, palestras e saúde preventiva marcam programação da Semana da Mulher

O Dia Internacional da Mulher será comemorado nessa quarta-feira (08), pela Prefeitura Municipal de Salgueiro, a partir das 8 da manhã. Durante todo o dia, várias atividades estarão sendo realizadas e continuarão ao longo da semana, envolvendo as áreas de Saúde, Cultura e Esporte.

A prefeitura, por intermédio da Coordenadoria da Mulher, montou várias ações que buscam enaltecer a figura da mulher na sociedade, envolvendo questões preventivas de saúde e campanhas de conscientização. A informação é da Coordenadora da Mulher no município, psicóloga Patrícia Duarte.

A programação do dia 8 de março, apresentada por aquela coordenadoria, consta de uma recepção e homenagem a todas as servidoras municipais. Será oferecido um café e o prefeito fará entrega de brindes alusivos às lutas e conquistas femininas.

Outra atividade importante, envolvendo a área de saúde, será a realização de exames preventivos nos dois turnos, uma ação que se estenderá ao longo da semana nas Unidades Básicas de Saúde do município. “A novidade é que esses exames, no Dia da Mulher, serão realizados também no horário noturno, precisamente até as 21 horas, para atender às mulheres que trabalham durante o horário comercial”, disse a coordenadora.

Outras ações – Também haverá visitas em algumas escolas municipais e apresentações culturais, com destaque para a divulgação e formação do primeiro Maracatu Feminino do Sertão Central, por intermédio do grupo de maracatu Baque Virado Nação Salgueirense.

O dia 8 ainda consta do lançamento da Medalha Lucila Angelim, que foi criada por lei municipal e terá agora a sua 15ª edição. Além disso, a Prefeitura vai divulgar o edital de um concurso para criação da logomarca da medalha, a ser escolhido entre propostas apresentadas por artistas da área visual cujo vencedor terá premiação, quando for divulgado o resultado da proposta escolhida.

A Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), entra também na programação oficial dessa data comemorativa, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, com a realização da palestra “Empoderamento da Mulher na Sociedade, democracia e igualdade de gêneros”, ministrada por representantes da OAB de Salgueiro.

Semana da Mulher – “As homenagens já tiveram início, na verdade, no tarde do último domingo (05), abrindo a Semana da Mulher em Salgueiro”, esclareceu a coordenadora Patrícia Duarte, lembrando que, durante a última partida no estádio Salgueirão, jogadores do Salgueiro Atlético Clube (Carcará), já fizeram a abertura da semana quando entraram em campo com uma faixa de campanha em protesto à violência contra a mulher.

“Aquele momento foi de um simbolismo muito grande para a nossa campanha de enfrentamento à violência contra a mulher”, disse Patrícia, com informação de que a atividade já estava inserida nas ações organizadas pela Coordenadoria.

Sobre o mesmo tema, a programação consta de uma palestra na sexta-feira (10), às 16 horas, sobre a prevenção de todas as violências contra a mulher, na Escola Manoel Leite, que será realizado pelo Núcleo de Prevenção às Violências (NUPREV), além de outras que acontecerão ao longo do mês.

Jogadores do Carcará exibem faixa em campo, abrindo a Semana da Mulher em Salgueiro