Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

 

Secretaria de Saúde convida mulheres de Salgueiro para exames de mamografia

A Secretaria de Saúde do município de Salgueiro está convidando e orientando mulheres entre 50 e 69 anos de idade, da cidade e da Zona Rural, para procurarem os postos de saúde a fim de realizarem exames preventivos contra câncer de mama.

Cerca de 200 mamografias, para pacientes com essa faixa etária, estão disponibilizadas ao público pela Secretaria de Saúde, que também vem orientando as mulheres para a necessidade desse procedimento. Nesta quarta-feira (08 de março), em razão do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria estará atendendo às pessoas interessadas, excepcionalmente, até as 21 horas.

 

Secretário de Saúde de Salgueiro, Edilton Carvalho

Foto: CCOM

 

O secretário de saúde do município de Salgueiro, Edilton Carvalho, disse que a população feminina precisa se conscientizar para a importância de uma mamografia. “Já cheguei a ser procurado por uma pessoa solicitando medicamento para curar um nódulo no seio, quando o correto é procurar um médico para fazer a mamografia e evitar maiores problemas”, exemplificou.

Ele avisou que, nesse período de comemoração à Semana da Mulher, a secretaria está realizando exames preventivos, mas são procedimentos que podem ser feitos em qualquer dia normal. “Temos 200 mamografias disponíveis no sistema, e o nosso receio é que essa cota venha diminuir caso não haja procura suficiente”, alertou, acrescentando que o município está reiterando o seu compromisso para detecção precoce da doença. Interessadas podem procurar qualquer posto de saúde do município, diretamente com o médico ou enfermeiro.

O câncer de mama é considerado a segunda doença causadora de mortes no Brasil, levando a óbito cerca de 12 mil mulheres por ano. A Organização Mundial de Saúde recomenda o exame de rastreamento bilateral de 2 em 2 anos, notadamente para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

“Por razões como essas, o município de Salgueiro vem se disponibilizando para dar maior atenção à saúde da mulher, priorizando os exames dentro dessa faixa etária”, disse o Secretário.

 

mais notícias