Quarta-feira, 22 de Março de 2017

Clebel se reúne com prefeito de Penaforte para discutir limite dos dois municípios

Na tarde desta quarta-feira (22), o prefeito Clebel Cordeiro, do município de Salgueiro, esteve na comunidade da Malícia, pertencente ao 4º distrito municipal, para ouvir os moradores daquela vila rural sobre a faixa divisória que envolve a região com o vizinho município de Penaforte.

Quem também esteve na reunião foi o prefeito de Penaforte, Agabio Sampaio, para um acordo com o município de Salgueiro em torno de uma possível adequação nos limites territoriais, notadamente na faixa que passa pela vila rural de Malícia.

Tanto Clebel quanto Agabio são da opinião que os moradores da Malícia cheguem a um acordo. “Não se trata de uma mera questão territorial”, observa o prefeito de Salgueiro. “O que se discute são os serviços oferecidos pelos dois municípios, o que muitas vezes gera confusão em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Não vemos como impasse, vemos como uma busca de solução para melhor atender ao povo dessa comunidade”.

A comunidade da Malícia, territorialmente, pertence em sua maior parte ao município de Salgueiro, mas está mais próxima de Penaforte, pertencente ao Ceará. Toda e qualquer discussão passa não apenas pelo acordo de duas prefeituras, mas também por dois governos estaduais, já que a área faz divisa entre Pernambuco e Ceará.

Na reunião, os prefeitos de Penaforte e de Salgueiro fizeram a recomendação para que os próprios moradores, em comum acordo e através de seus representantes comunitários, façam a opção sobre a melhor alternativa administrativa.

“Aqui não há disputas por território, o que queremos é o povo dessa vila sendo bem atendido com serviços essenciais, e o local de registro de cada cidadão precisa estar bem definido enquanto localidade, porque isso implica em cotas de verbas federais”, disse o prefeito Clebel, acrescentando que, da parte de Salgueiro, o município está à disposição do que for decidido pelos moradores.