Quinta-feira, 06 de Abril de 2017

Prefeito Clebel Cordeiro se reúne com reitor da UPE para discutir a implantação de novos cursos em Salgueiro

O reitor da Universidade de Pernambuco, professor Pedro Falcão, reuniu-se com o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, para discutir a implantação de novos cursos daquela universidade no município. Ele esteve acompanhado do diretor do IAUPE (Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco), Roberto Santos, para tratar também de um sistema de avaliação de ensino junto aos estudantes da rede municipal de ensino.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença da Secretária de Educação de Salgueiro, Audeci Goes, além de outras autoridades municipais. Na ocasião, o prefeito externou para os visitantes a sua satisfação com o encontro e adiantou que irá envidar todos os esforços, junto ao governo estadual, para a implantação de cursos estratégicos no município.

“Vamos correr atrás desses cursos, notadamente aqueles que mais se identificam com a população e com as necessidades do momento. Pretendemos fechar parcerias para criação de cursos que gerem desenvolvimento, que é a maior necessidade de Salgueiro”, disse Clebel Cordeiro.

O reitor Pedro Falcão, ao final do encontro, disse que vai levar as reivindicações para o Conselho Universitário e discutir também com o governador Paulo Câmara. “Estamos aqui, primeiramente, para ouvir, saber o que o município quer e onde podemos estudar para tentar atender”, disse o reitor.

Sobre a implantação de um curso de medicina, que foi o principal pleito formalizado pelo prefeito, ele disse que a universidade está aberta para estudar essa possibilidade, mas adiantou que um curso de medicina demanda uma grande estrutura para sua implantação, principalmente na contratação de pessoal, que vai depender de concurso público. O prefeito, por sua vez, informou que o município já oferece condições com UTIs e leitos para essa criação, restando apenas a parte da universidade com a contratação de pessoal.

O reitor já garantiu que, inicialmente, irá aproveitar a estrutura dos cursos já existentes no município (Administração e Logística), para implantar também o curso de Ciências Contábeis, o qual já deverá estar incluído no próximo vestibular da instituição.