Sexta-feira, 07 de Abril de 2017

Prefeitura comemora Dia Mundial da Saúde e mostra balanço de ações realizadas no setor

Fotos: CCOM

No Dia Mundial da Saúde, que se comemora nesta sexta-feira (07), a Prefeitura Municipal de Salgueiro está realizando ações no centro da cidade para atender pacientes com exames básicos de aferição de pressão, glicemia e, também, oferecendo atendimento com psicólogos de acordo com o tema deste ano, que é “Depressão: Vamos conversar”.

Profissionais da Secretaria de Saúde do município estão envolvidos na ação que teve início às 8 da manhã. O prefeito do município, Clebel Cordeiro, visitou o local e percorreu vários setores da Políclinica visitando as instalações e o funcionamento dos equipamentos. Na ocasião, ele agradeceu o trabalho dos profissionais em saúde pela campanha e disse que o município vem procurando atuar de forma eficaz com uma série de ações e conquistas nos últimos três meses.

“Estamos chegando aos 100 dias de governo e a Saúde tem sido uma das prioridades, assim como a educação”, disse Clebel, lembrando que as 17 unidades já estão em pleno funcionamento e o atendimento chegou mais perto da população, tanto na cidade como na zona rural, depois da implantação do projeto “Melhor no Posto”, que realiza a coleta de exames laboratoriais nas próprias comunidades, “facilitando o acesso e amenizando o sofrimento dos que mais precisam.”

Balanço – Ao fazer um balanço de outras ações em saúde, o prefeito enumerou, ainda, o aumento da oferta de exames pelo laboratório municipal da Policlínica, instalação de aparelhos de ultra-som em todos os consultórios odontológicos e a reativação desse serviço do 4º distrito.

Segundo o prefeito, houve ainda um fortalecimento da assistência à Saúde Mental com mais atendimentos em Psicologia, além do aumento de oferta de procedimentos odontológicos para o Residencial Mandacaru. Com relação aos TFDs (Transporte Fora do Domicílio), ele apresentou um total de mais de 2.000 pacientes encaminhados para assistência de alta e média complexidade, em Recife.

Clebel disse ainda que vários processos licitatórios já estão em andamento para melhorias dos serviços. A principal conquista, segundo ele, foi a convocação e posse do pessoal concursado – como médicos, fonoaudiólogo, assistente social, pediatra, técnico de enfermagem e farmacêutico.

Finalizando, o prefeito adiantou outra importante ação na área da saúde que deverá entrar em funcionamento a partir de 28 de abril, que é a implantação do Serviço de Atendimento Preventivo de Câncer Bucal. “Saúde é prioridade e, nesta data, estamos homenageando os nossos profissionais e a sociedade que deseja uma vida de qualidade, por isso trabalhamos de forma integrada para que cada dia a saúde em Salgueiro avance um passo a mais”, finalizou.