Sexta-feira, 12 de Maio de 2017

 

De 15 a 20 de maio Salgueiro sediará semana de combate à homofobia

 
 

‘Por um Salgueiro sem Homofobia’, esse é o tema da semana de combate à homofobia, que será realizado no período de 15 a 20 de maio, pelo Movimento Ser Livre, com apoio da prefeitura de Salgueiro\Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes e as Coordenadorias da Mulher e de Juventude. A abertura será às 8h da manhã, na Casa da Cultura, com debate ‘Diga não à homofobia’.

Audiência Pública na Câmara de Vereadores, debate nas escolas e o encerramento no dia 20, com uma marcha pelas principais ruas da cidade, saindo da Rua Poeta Levino Neto, estão entre as atividades que compõem a programação da semana. “Nossa luta começou em 2014, quando mataram brutalmente uma travesti na nossa cidade, e desde então o movimento vem se organizando e fazendo essa prevenção em relação à homofobia no nosso município”, disse Mayke Monteiro, organizador da semana.

O debate maior em torno da semana de combate à homofobia, será a pauta de emprego para a comunidade LGBT. “No encerramento, no dia 20 de maio, sairemos pelas ruas de Salgueiro em um só grito, dizendo não à homofobia. A homofobia ainda é muito grande, onde vemos pessoas de coração duro, chegando a tirar a vida de um ser humano por conta de sua opção de gênero, aos poucos com muita luta estamos ocupando os espaços públicos e assim vamos garantindo direitos e promovendo a cidadania LGBT”, finalizou Mayke Monteiro.

No dia 17 de maio, dia Internacional de Combate á Homofobia onde pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de diversidade e tolerância em Salgueiro não será diferente, na câmara de vereadores, acontecerá uma audiência publica, com o tema ‘O Mercado de Trabalho para Pessoas LGBT’.

Programação:

Dia 15: 8h da manhã, abertura na Casa da Cultura- com debate ‘Diga Não à Homofobia’
Dia 16:
Entrevistas nas rádios da cidade
Dia17:
Câmara de Vereadores- Audiência Publica ‘O Mercado de Trabalho para Pessoas LGBT’
Dia 18:
Palestra no IF-Sertão- Campus Salgueiro
Dia 19:
Roda de Diálogos- CVT
Dia 20:
às 19h Marcha Contra a Homofobia- saída da Poeta Levino Neto

Saiba Mais:

Transviado, pervertido, anormal, doente, estes termos utilizados contra os homossexuais já tiveram suporte da medicina, com direito a ‘tratamentos’ que incluíam castração, hipnose, choques elétricos e lobotomia, mais deixaram de fazer sentido há 25 anos. Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o homossexualismo de seu rol de distúrbios mentais, deixando de considerar essa tendência como um desvio e, ao mesmo tempo, abolindo o termo (já que, na área de saúde, o sufixo ‘ismo’ caracteriza uma condição patológica). Assim, dizer que a homossexualidade é uma doença a ser curada passou oficialmente à categoria de ignorância e preconceito. E, por isso, 17 de maio foi declarado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, quando pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de diversidade e tolerância.

A legislação brasileira não considera a homossexualidade como um crime desde 1830, mas a violência e o preconceito são pautas centrais do movimento LGBT. Segundo especialistas, ainda há uma espécie de ‘pena de morte’ não oficial imputada a muitas destas pessoas, que sofrem com a falta de amparo familiar e governamental e com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. (Fonte: Geledés- Instituto da Mulher Negra).

 


mais notícias