Sexta-feira, 12 de maio de 2017

 

Coordenadoria de Saúde Bucal cria programa pioneiro no município

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

A prefeitura de Salgueiro/Secretaria de Saúde através da Coordenadoria de Saúde Bucal implementaram de forma pioneira no município, o Programa de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal, na Unidade de Saúde da Família Santo Antônio.

Com o objetivo de detectar precocemente as lesões cancerígenas. “Detectando precocemente, a gente tem como tratar a tempo e não sendo cancerígenas atuaremos evitando que ela se transforme em câncer”, disse o coordenador Everaldo Monteiro.

Antigamente à população salgueirense teria que se deslocar até a Capital para receber este tratamento, “Esta simples ação só era feita em Recife e agora estamos fazendo em Salgueiro, para evitar que os pacientes se desloquem à capital para fazer um exame tão básico. Com isso, evitaremos gastos com deslocamento dos pacientes do Tratamento Fora de Domicilio (TFD), com mais confortos eles estão sendo tratados em Salgueiro e sem precisar se deslocar até a capital. Caso o câncer seja diagnosticado, ai sim encaminharemos com o diagnóstico para Recife e o tratamento será o mais rápido possível realizado”, destacou Everaldo Monteiro, que conta com o apoio das dentistas, Albertina Leal e Williane Marques.

Os fatores de risco são: sol no lábio inferior, fumar, algumas próteses mal adaptadas, fatores genéticos.

O câncer de boca pode ser perigoso e, dependendo da fase em que é diagnosticado, a chance de sobreviver pode ser de 50%. Os primeiros sintomas muitas vezes passam despercebidos, pois se parecem com uma afta. “lesões com mais de 15 dias na boca, devem ser investigadas e devem procurar a unidade de saúde”, explica o coordenador, que lembra que é muito importante fazer exames clínicos na cavidade oral.

O perfil dos pacientes com câncer de boca mudou nos últimos anos. A doença, que antes tinha uma incidência maior entre homens mais velhos, principalmente por causa do consumo de álcool e cigarro, agora está acometendo homens mais jovens, com idade entre 30 e 44 anos.

Entre as mulheres, a doença também tem aumentado, especialmente nesta faixa etária. O motivo, segundo especialistas, é a maior exposição ao sexo oral sem proteção. O vírus HPV, transmitido por contato sexual, aumentando o risco da doença.

Saiba Mais:

O Câncer bucal é uma doença grave. Se o diagnostico é tardio, o prognóstico é desfavorável, com tratamentos mutilantes, caros e somente paliativos. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são fumo, a ingestão crônica de bebidas alcoólicas e a exposição prolongada à radiação solar. 

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

mais notícias