Segunda-feira, 15 de Maio de 2017

Teve inicio a Semana de Combate à Homofobia

A Semana de Combate à Homofobia teve inicio nessa segunda-feira (15), com uma roda de diálogo, na Casa da Cultura. Participaram do evento a Secretária de Desenvolvimento Social Rafaela Alencar, Patrícia Duarte Coordenadora da Mulher, Henrique Sampaio Secretário de Cultura e Esportes, Thyara Sampaio Diretora de Assistência Social, a Vereadora da Cidade de Petrolina, Cristina Costa (PT), o Conselheiro Tutelar Marcos Ribeiro, Adriana Gomes Presidente da Associação Sertão das Cores (Asserco), Aurélio Menezes representando o vereador André Cacau, Amélia representando a Casa dos Conselhos e alunos do 8ª ano da Escola Dom Malan.

Este ano o evento homenageia a ex-deputada estadual Izabel Cristina, "Resolvemos homenagear Izabel, por conta da luta dela, que sempre defendeu o movimento LGBT na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e sempre atendeu os nossos anseios e nunca nos virou as costas", disse Mayk Monteiro, chefe de apoio a manifestação cultural da prefeitura de Salgueiro e organizador da semana.

O objetivo do evento é promover o debate acerca da livre orientação sexual e contribuir para a promoção dos direitos humanos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (LGBT). “Essa semana de combate à homofobia como as outras que já foram realizadas é muito importante. É um marco na historia, porque 17 de maio é o dia internacional contra a homofobia. Não lutamos só contra a homofobia, mais como qualquer tipo de discriminação LGBT, de negros, contra índios, por isso se torna uma luta forte e cada dia mais vem crescendo”, disse Adriana Gomes.

“Estamos iniciando hoje a semana de combate à homofobia. Trouxemos algumas pessoas do movimento para dar palestras e conversamos não só com a comunidade LGBT mais com adolescentes, tentando conscientizá-los a respeito da importância de lutar contra a violência LGBT, violência contra a Mulher, violência contra o negro, estamos aqui fazendo esse trabalho, trazendo à população para que juntos tenhamos uma sociedade cada vez mais igualitária”, destacou Rafaela Alencar.

Durante toda a semana acontecerá, oficinas e rodas de diálogo. O encerramento do evento será no sábado (20), marcado pela Marcha de Combate à Homofobia e de todos os tipos de discriminação, a concentração será às 19h, na Poeta Levino Neto.