Quinta-feira, 18 de Maio de 2017

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza diversas atividades para lembrar o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Uma data para não ser esquecida. Nesta quinta-feira, 18 de maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data está sendo acompanhada por uma intensa programação realizada pela Prefeitura de Salgueiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Coordenadoria de Juventude, o Núcleo de Prevenção Social à Violência (Nuprev), Conselho Tutelar, Conselho da Criança e Adolescente e o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas). Com o slogan Faça Bonito Denuncie o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha tem o propósito de sensibilizar e mobilizar a comunidade para o enfrentamento desse grave problema social.

Para chamar a atenção sobre o tema, a secretária de Desenvolvimento Social, Rafaela Alencar, junto com os órgãos parceiros, e algumas crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)  estiveram na manhã desta quinta-feira, na Rua Benjamim Soares com cruzamento da Otávio Leitinho, realizando um adesivaço junto aos transeuntes, carros e motos que passaram pelo local.

“Hoje, 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, estamos fazendo um pit stop. Vamos passar 15 dias com uma programação extensa nas escolas, trabalhando com as crianças passando vídeos lúdicos. Vamos estar nos bares, restaurantes, postos de combustível colocando adesivos e orientando as pessoas a respeito da campanha. Essa não é uma ação isolada por conta da data de hoje. Temos um Creas muito ativo que está combatendo todo tipo de violência. E dentro da secretaria temos esse cuidado de permanecer com todas as campanhas o tempo inteiro. Em junho, faremos a campanha contra o trabalho infantil e até o final do mês estaremos trabalhando contra a mendicância”, destacou Rafaela Alencar.

A agenda neste dia nacional de luta, contou ainda com palestra e exibição do vídeo ‘O segredo, aprendendo a lidar com o abuso’, da Coréia do Sul, que narra a historia de Nara, uma garotinha que sofre abuso sexual e não sabe lidar com esse terrível segredo. Durante quase 24 minutos mostram formas de identificar crianças que estejam sofrendo esse tipo de violência, retratando de que modo elas se expressam e como costumam se sentir. Fazendo com que as três turmas do 6ª ano do Colégio Dom Malan, ficassem atentos, outro tema que também chamou atenção dos alunos, foi a historia de desaparecimento da garota Araceli, uma criança de 8 anos que desapareceu em 1973.

“A campanha 18 de maio nas escolas, por meio de palestras e apresentação de vídeo, é de suma importância para conscientizar e esclarecer sobre o trabalho que a rede desenvolve no combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes. E nos deixando a disposição de receber toda e qualquer denuncia”, disse Karla Grangeiro Assistente Social do Creas, estiveram presentes também na palestra a Educadora Eulália e o Conselheiro Tutelar João Paulo.

O que é abuso sexual:

O abuso sexual corresponde a qualquer ato sexual praticado de forma não consensual, ou por manipulação psicológica, contra qualquer pessoa. É crime previsto no Código Penal, agravado quando se trata de criança ou adolescente.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no ano 2000, através de um projeto de lei da então deputada federal Rita Camata (PMDB\ES). O dia 18 de maio foi escolhido porque em 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo, um crime chocou o país e ficou conhecido como o ‘Crime Araceli’, nome de uma menina de oito anos de idade que teve todos os seus diretos humanos violados.

Para denunciar basta ligar 100 ou ligar para o Conselho Tutelar: 3871-7028 ou para o Creas Municipal: 3871-7091. “É muito importante fazer a denuncia. Algumas pessoas têm medo de denunciar e ser identificada e ter sua identidade revelada e isso não acontece. Ligando para o disque 100, vai cair na Central dos Direitos Humanos e a gente, enquanto secretaria, conselho tutelar e outros órgãos recebemos a denuncia sem citar em nenhum momento quem foi que fez”, finalizou Rafaela Alencar .

Programação completa de palestras nas escolas do 18 de maio:

Dia 19: Escola Cleuzemi Pereira do Nascimento
Dia 22: EREM- Urbano Gomes de Sá
Dia 23: Escola Carlos Pena Filho
Dia 24: EREM Aura Sampaio
Dia 25: EREMSAL
Dia 26: IF-SERTÃO- Campus Salgueiro.

Fotos: CCOM