Sexta-feira, 19 de Maio de 2017

Palestras educativas sobre violência no trânsito são realizadas nas escolas de Salgueiro durante programação do Maio Amarelo

Na tarde desta sexta-feira (19), foi à vez da Escola Carlos Pena Filho, receber mais uma ação da Diretoria de Trânsito e Transporte, os alunos receberam palestra educativa, visando à prevenção de acidentes de trânsito. A programação, que está incluída nos eventos do Maio Amarelo, teve inicio no dia 9, e mais de dez escolas públicas e particulares já foram contempladas. Durante as palestras são apresentados vídeos que mostram as principais causas de acidentes, deixando os alunos atentos a tudo que foi apresentado.

O movimento mundial Maio Amarelo, que tem como objetivo sensibilizar toda a sociedade com a paz no trânsito é uma ação da Prefeitura de Salgueiro, através da secretaria de Serviços Públicos/Diretoria de Trânsito e Transportes (DTTRANS), em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, VII Geres, Polícia Militar, Bombeiros e Policia Rodoviária Federal.

“Uma vez que eles serão os futuros condutores do nosso país, ações como essas, servem para contribuir na formação deles como bons condutores. Respeitando os pedestres, as leis de trânsito, as sinalizações e o mais importante respeitando a vida”, disse o Agente de Trânsito e palestrante Antônio Carlos Ribeiro.

O Diretor de Trânsito e Transportes, Almir Agente destacou que a imprudência no trânsito vem matando muita gente, “Salgueiro hoje é líder em acidentes de trânsito em Pernambuco, infelizmente. É uma liderança que nos deixa muito triste. E temos intensificado essas campanhas”, disse. Salgueiro no ano passado contabilizou 803 acidentes de trânsito, sendo 13 mortes.

Neste ano o tema central da campanha ‘Minha Escolha Faz a Diferença’, vem como alerta para que condutores e pedestres escolham posturas corretas no trânsito.

O estudante Lucas Oliveira parabenizou o município pela iniciativa. “Essas palestras são muito importantes, para conscientizar os futuros condutores no caso todos nós”, destacou. O cronograma de atividades segue até o dia 29.

Ainda receberão palestras as escolas:
Dia 22: Escola Alberto Soares
Dia 23: Escola João XXIII
Dia 25: Escolas Domingos Paulo, Maria Nilza e Valdemar Menezes
Dia 27: Escola Agrícola para os Condutores de Veículos do Transporte Escolar
Dia 29: Escola Joaquim Barbosa (Distrito de Pau Ferro)
Dia 30: Ação educativa na secretaria de Educação
Dia 31: Encerramento do Maio Amarelo na Academia das Cidades, com palestras, projeção de vídeo alusivo ao trânsito, panfletagem, blitz educativa, distribuição de folders, adesivagem de carros e motos, atividades físicas e esportivas e aferição de pressão.