Segunda-feira, 29 de maio de 2017

 

Sábado foi o Dia ‘D’ de vacinação contra raiva animal em Salgueiro

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

A prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (27), o ‘‘Dia D’’ da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. O objetivo da campanha é controlar o vírus nos animais e assim evitar infecção humana. A vacinação que é gratuita terá as ações intensificadas nesta segunda-feira (29), os Agentes de Endemias com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, farão o porta a porta nos bairros e na zona rural até o próximo mês.

De acordo com a coordenação da campanha, a meta do município, é vacinar mais de 9 mil animais entre cães e gatos no período de 30 dias. “A equipe já tinha iniciado esse trabalho em fevereiro, e retomamos agora. Nestes 30 dias, todos os distritos e vilarejos, pertencentes ao município serão visitados por nossa equipe. É de grande importância à colaboração de toda população, para assim ser mantido os dados, onde o último caso de raiva humana no nosso estado foi notificado no ano de 2006. Não podemos deixar este vírus em circulação, já que ele não só acomete nossos animais mas a nós também. E no sábado, obtivemos um excelente número, aumentamos em mais de 400% o número de animais vacinados em comparação as campanhas passadas. Chegamos ao número de 447 cães e 149 gatos, onde mostra que temos muito trabalho pela frente”, destacou Fernanda Sampaio, Diretora de Vigilância em Saúde.

Doença - A raiva é uma doença transmitida por um vírus e transmitida de um animal para outro, ou para os seres humanos, através da saliva do animal doente. Ela penetra no organismo através da pele ou pelas mucosas por meio da mordida. A doença envolve o sistema nervoso central, alterando o comportamento e impulsionando a agressividade do animal levando à morte. Portanto vacinar seu animal é de suma importância para prevenir contra a raiva.

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

mais notícias