Sexta-feira, 02 de Junho de 2017

Panfletagem no centro da cidade para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco

Com o objetivo de alertar a população, sobre os prejuízos à saúde, causados pelo fumo, a Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Saúde, realizou na última quarta-feira (31), uma panfletagem no centro da cidade, com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Agentes Comunitários de Saúde, do Bairro de Santo Antônio. A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que tem sua data de comemoração instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 31 de maio.

“Foi um momento bastante produtivo, de conscientização da população sobre o Dia Mundial Sem Tabaco. O tabagismo é considerado, pela OMS, a principal causa de morte evitável em todo o mundo”, disse a Diretora de Atenção Básica, a Enfermeira Neiva Monteiro.

Desde o ano de 1989, a OMS, declarou o dia 31 de maio como o Dia Mundial Sem o Tabaco. Esse dia foi criado no intuito de conscientizar toda a população mundial sobre todos os riscos de doenças correlacionadas com o tabaco, tanto na forma direta como indireta. Ainda, o foco é mostrar a todos que todo esse caos pode e deve ser evitado.

Custos à saúde e à economia

Dados da OMS mostram que o consumo do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos e custas aos lares e aos governos mais de US$ 1,4 trilhão, em razão de despesas com saúde e da perda de produtividade.

Cicatrizes ao meio ambiente:

Ainda segundo a OMS, os impactos do tabaco e de seus derivados na natureza envolvem dados como:

-Resíduos de tabaco contêm mais de 7 mil produtos químicos tóxicos que envenenam o meio ambiente, incluído carcinogênicos humanos.

-Emissões de fumaça proveniente do tabaco contribuem com milhares de toneladas de carcinogênicos humanos, tóxicos e gases de efeito estufa para o meio ambiente.

- Cerca de 10 milhões dos 15 bilhões de cigarros vendidos todos os dias no mundo são descartadas no meio ambiente.

- Bitucas de cigarros respondem por 30% 40% de todos os itens coletados em limpezas costeiras e urbanas.

Ameaça a mulheres e crianças:

A entidade alerta ainda que o tabaco representa ameaça a todo tipo de população e também ao desenvolvimento nacional e regional dos países sob diversos aspectos, incluindo:

-Pobreza: cerca de 860 milhões de fumantes adultos vivem em países de baixa e média renda. Estudos mostram que nos lares mais pobres, gastos com produtos derivados do tabaco representam mais de 10% do orçamento, o que significa menos renda para a alimentação, educação e saúde.

- Infância e educação: as plantações de tabaco comprometem o acesso de crianças à escola, já que entre 10% e 14% das famílias que vivem em fazendas onde o produto é cultivado perdem aula em razão do trabalho na lavoura.

- Mulheres: entre 60% e 70% dos trabalhadores de lavoura de tabaco são mulheres, o que as coloca constante com produtos químicos perigosos à saúde.

- Saúde: o tabaco responde por cerca de 16% de toda as  mortes provocadas por doenças crônicas não transmissíveis.

Brasil:

Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, 2011, foram gastos R$ 23 bilhões com o tratamento de algumas das mais de 50 doenças relacionadas ao tabaco. Já a arrecadação com impostos sobre cigarros recolhidos no mesmo ano foi da ordem de R$ 6 bilhões.

Fonte: Agência Brasil