Terça-feira, 25 de Julho de 2017

 

Com o tema “SUS: Qualidade e eficiência, avançando com o povo”, a secretaria de Saúde realizou a VIII Conferência Municipal

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram a VIII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “SUS: Qualidade e eficiência, avançando com o povo”. O evento aconteceu no auditório do Spaço Fest, onde foram decididas e votadas às diretrizes do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatros anos (2018/2021).

O prefeito Clebel Cordeiro, o Vice-Prefeito, Dr. Chico Sampaio, o Secretário de Saúde, Felype Sampaio, o vereador André Cacau, representando a Câmara de Vereadores, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jairo de Souza Veríssimo, a Gerente da VII Geres, Auxiliadora Veras, Vanessa Sá, Coordenadora Geral da UPAE e Neiva Monteiro, representando todos os diretores da Secretaria Municipal de Saúde fizeram parte da mesa. Os vereadores Bruno Marreca, Flávio Barros, Zé Carlos, Eliane Alves e George Arraes, também estiveram presentes.

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformada na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. A participação da população foi de grande valia, mais de 300 pessoas participaram, o maior público de conferências em Salgueiro, o que tornou a conferência mais democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propondo novas ideias, questionando quando preciso e sugerindo novas ações para o fortalecimento da saúde no município.

O Grupo de Teatro Togarma, fez um esquete da Peça “O Caneco Amassado”, contando a história de Tetéia do pão, Josefa, Maria Tovia, Maria Chumbinho e Dulcinéia, todos baseados em personagens reais do caneco amassado, a mais famosa “casa noturna” de Salgueiro, na década de 60.

“A conferência é para discutir as necessidades da saúde pública em Salgueiro. Onde juntos vamos definir dentro da realidade orçamentária, o planejamento das ações que serão feitas dentro da saúde”, explicou Jairo de Souza Veríssimo.

Felype Sampaio, secretário de Saúde, agradeceu o apoio da equipe para a realização da conferência e destacou que o SUS é uma conquista de todos os brasileiros, “É importante que a comunidade entenda a responsabilidade de definir estratégias para a construção de SUS eficiente. É através da participação efetiva da comunidade que podemos trabalhar juntos e planejar um plano de ação com qualidade”, destacou.

“É um momento onde nos encontramos no município de Salgueiro pela 8ª vez, a primeira nessa nova gestão. Serão nos trabalhos dos grupos que serão definidas as ações e metas a serem alcançadas no plano municipal de saúde, para os próximos quatro anos”, destacou Auxiliadora Veras. A enfermeira Edilasy Barbosa, especialista em saúde da família, foi a palestrante.

Os participantes foram divididos em 4 grupos temáticos para discutir e criar propostas dentro dos eixos que direcionam a VIII conferência, sendo eles; sala 1: com dois eixos: 1ª Vigilância em Saúde, Direito, Conquistas e Defesa de um SUS público de Qualidade. Eixo 2: Participação Social no Fortalecimento da Vigilância em Saúde - com o facilitador Joenildo José Filho, Coordenador de Endemias. Sala 2 , Eixo 3: Políticas Públicas para a Mulher e a Participação Social - com a facilitadora Andreza Nunes, Coordenadora da Mulher; Sala 3, Eixo 4: Atenção Primária a Saúde, Acesso e Qualidade e Eixo 5: Acolhimento e Humanização da Saúde - com a facilitadora Fernanda Sampaio, diretora da vigilância epidemiológica e na Sala 4: Eixo 6: Redes de Atenção a Saúde, Estrutura, Apoio e Logística - com a facilitadora Marcilia Ayala, Diretora de Informação, Regulação e Avaliação em Saúde.

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

Chamou atenção do prefeito Clebel Cordeiro a participação maciça feminina na plateia. “É por um SUS de qualidade que estou aqui. Estamos valorizando os profissionais de saúde. Pela primeira vez estamos pagando o 14ª salário aos agentes de saúde e de endemias, a parceria com o SUS nos permite levar dignidade em forma de saúde para o nosso povo, em pouco menos de seis meses já temos avanços na saúde para mostrar, aumento nas especialidades de exames, teremos cinco ambulâncias, duas já chegaram e as outras três em breve estarão aqui, vamos abrir o CEU, para cuidar da saúde bucal do nosso povo, os equipamentos já chegaram, o povo de salgueiro vai sorrir mais”, destacou.

 

 

 
     
 
     
 
 
 

Clique na foto para ampliar

Fotos: CCOM

 

mais notícias