Terça-feira, 08 de Agosto de 2017

Lei Maria da Penha completa 11 anos e Coordenadoria da Mulher em parceria com o Nuprev Sertão realiza programação especial

Você já ouviu o ditado “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher?”. Pois era assim que a violência doméstica era tratada até 7 de agosto de 2006, dia em que o ex-presidente Lula sancionou a Lei 11.340, ou simplesmente Lei Maria da Penha. E para celebrar os 11 anos desta grande conquista para as mulheres brasileiras, a Prefeitura de Salgueiro, através da Coordenadoria da Mulher em parceria com o Nuprev Sertão, Creas e a Secretaria da Mulher de Pernambuco, por meio da Coordenadoria Regional do Sertão Central, deram inicio na manhã desta segunda-feira (7), uma serie de mobilizações nas escolas e bairros de Salgueiro, para comemorar o aniversário dessa lei que revolucionou o Brasil. A primeira ação contou com a exibição do Filme “Nunca Mais”, na sala de cinema do Salgueiro Shopping, para alunas do 3ª ano da Escola de Referência Carlos Pena Filho e contou com a presença da Coordenadora da Mulher, Andreza Nunes, Cap. Fábio e a soldada Auricélia (Representantes do Nuprev Sertão), Izabel Santos, Coordenadora Regional da Mulher no Sertão Central, Karla Granjeiro, Assistente Social do Creas e Anny Shirley Vasconcelos, psicóloga do Creas.

As ações têm como objetivos promover e debater com a sociedade os desafios e perspectivas sobre a Lei, destacando a sua importância no combate à violência. “Queremos com essa programação atingir todas as mulheres ou boa parte delas com conhecimentos sobre os seus direitos”, destacou Andreza Nunes.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), entre 2012 e 2016, foram registrados mais de 155 mil casos de vítimas de violência doméstica e familiar do sexo feminino em Pernambuco. Neste ano, entre janeiro a junho de 2017, já foram registrados mais de 15 mil casos. “Essas ações servem para cada vez mais divulgarmos os dispositivos que a Lei prever, a Lei veio para proteger a mulher de qualquer tipo de violência”, disse Cap. Fábio.

Para Izabel Santos, atividades como estas são importantíssimas “Para falar sobre a questão da violência, que por incrível que pareça é invisível. Queremos mostrar que temos uma Lei para amparar a mulher e os filhos e isso as encorajem a denunciar”, disse.

Feminicídio

Dentro de dois meses deve ser votado na Assembléia Legislativa de Pernambuco um projeto de lei da deputada Simone Santana, que estabelece o dia 5 de abril como o Dia de Combate ao Feminicídio.