Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

NASF está oferecendo técnica de massagem para bebês

O toque permite uma aproximação entre pessoas, ele permite um meio de comunicação tátil, que exerce de uma forma benéfica uma melhoria sobre o desenvolvimento, agilidade, e estado emocional. Pensando nisso a Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Saúde (Diretoria de Atenção Básica) por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vem implantando dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), práticas integrativas, dentre elas a Shantala (arte tradicional Indiana), massagem para bebês e que tem como objetivo aprofundar a relação afetiva entre pais e filhos. “O toque carinhoso sempre será a melhor e maior forma de carinho em que os pais poderão transmitir através das mãos, um simples gesto capaz de ajudar a minimizar alguns sofrimentos do cotidiano dos bebês”, destacou a Coordenadora do NASF, Paula Filgueira (Terapeuta Ocupacional). A Shantala é vista como um toque terapêutico capaz de proporcionar um estímulo cutâneo e reforçar o vínculo com a criança, beneficia a saúde dos pequenos, melhorando a respiração, estimulando o hormônio do crescimento, aliviando as cólicas e o estresse.

Esta ação é mais um compromisso do governo municipal em ter um olhar diferenciado para os extremos e sempre buscando diminuir a taxa de mortalidade infantil. O ensinamento tradicional, a técnica Indiana, poderá ser aplicada aos bebês a partir do primeiro mês de vida.

A prática da shantala está sendo oferecida uma vez por mês em cada unidade de saúde. O público alvo são os bebês e seus pais e será realizada nos dias de puericultura das UBS.