Segunda-feira, 21 de Julho de 2017

 

Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção e controle da Doença de Chagas

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

A Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Saúde, deu inicio as ações de controle ao Triatoma, espécie de inseto conhecido popularmente como barbeiro, causador da doença de Chagas.

As formas habituais de transmissão para o homem são: vetorial, transfusional e transplacentária (congênita) e mais recentemente, a transmissão pela via oral, pela ingestão de alimentos contaminados.

As manifestações genéticas da fase aguda da doença são: febre prolongada que pode persistir por 12 semanas, fraqueza intensa, diarreia, dor de cabeça, vômitos, falta de apetite, dor no corpo, tosse, dispneia, palpitações e outros.

A prevenção consiste em evitar a construção de casas próximas às matas; não permitir a construção dos abrigos de animais próximos as casas, não permitir buracos, frestas nas paredes e nos forros de telhados, limpar por trás dos quadros, calendários e por baixo dos colchões, não permitir amontoado de madeiras, telhas, pedras no quintal e impedir que as cercas encostem-se as paredes.

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 


mais notícias