Domingo, 24 de Setembro de 2017

Cadastro Único Itinerante

A Prefeitura Municipal de Salgueiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem realizando Ações Itinerantes do Cadastro Único. Desde maio de 2017, conforme demanda de averiguação, mais de 5.120 famílias foram acionadas pelo MDS para atualizarem o cadastro. De início a ação está ocorrendo nos Distritos e Assentamentos.

Esta ação já contemplou o I Distrito realizado no assentamento Monte Alegre, no II Distrito a ação foi nos assentamentos José Luiz de Barros e Santa Luzia. Já no IV Distrito, a ação foi em Campinhos. O V Distrito, no Pau-Ferro. A iniciativa presta atendimento às famílias que fazem parte do Cadastro Único.

A coordenadora do Cadastro Único, Maria Cristina S. P. Oliveira, explica que para realizar a ação itinerante do Cadastro Único é preciso acionar a rede socioassistencial e intersetorial que compreende instituições parceiras como as secretarias de saúde e educação, além das associações comunitárias.

“Nas ações itinerantes do Cadastro Único, os usuários fizeram a atualização cadastral. O CadÚnico é a porta de entrada para os usuários terem acesso à política pública de assistência social, tendo em vista que a cada ano é necessário fazer a atualização dos dados, ou a cada mudança de endereço, renda, enfim, tudo que implique nos dados dos moradores é necessário informar para o Cadastro Único”. Segundo a coordenadora do setor, muitos beneficiários do programa estão com o benefício bloqueado por falta de atualização do cadastro.

O funcionamento da ação itinerante deve facilitar o acesso de quem mora longe da sede do Cadastro Único. “As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam fazer o Cadastro Único para evitar problemas na hora de receber o benefício”, afirma.

CadÚnico
Para se inscrever no CadÚnico, o responsável familiar precisa apresentar original da seguinte documentação: comprovante de residência da família, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento de integrantes da família, além da certidão de nascimento dos menores.

A sede do CadÚnico está localizada na Av. Aurora de Carvalho Rosa, 1820, Granja Aurora.