Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2018

Aterro sanitário do município recebe licenciamento ambiental

Imagem: CCOM

Após muito trabalho e esforço da Prefeitura Municipal de Salgueiro, o município recebeu o licenciamento ambiental de acordo com a Lei nº 12.305/10. A documentação confirma a regularização do município para tratamento e/ou disposição de resíduos sólidos urbanos, comprovando assim, a viabilidade ambiental do empreendimento através de estudos detalhados que foram feitos.

Uma das ferramentas principais engloba a maneira de minimizar os impactos ambientais, por meio de estudos de alternativa local e tecnológica, entre outros, inserindo assim, a ótica ambiental. Deste modo, o aterro sanitário começa a funcionar de aspecto regular com operacionalidade de forma correta e eficaz. Com a licença ambiental do aterro, o município passará a receber os recursos do ICMS Socioambiental. Existe uma expectativa de recebimentos que podem chegar à casa de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) dessas receitas, pelo fato do aterro está sendo operado da forma ambientalmente correta.

De acordo com as palavras do prefeito do município, Clebel Cordeiro, o lixo orgânico em um Aterro requer muitos cuidados como evitar riscos à saúde pública e à segurança, bem como minimizar os impactos ambientais. Aproveitou a oportunidade, também, para frisar a importância do licenciamento ambiental para o município. “Finalmente, depois de muita luta conseguimos a licença ambiental que autoriza o início das operações do aterro sanitário. Desta forma, todo o projeto tem como principal objetivo diminuir o impacto ambiental causado pela destinação final dos resíduos sólidos produzidos na cidade” finalizou.