Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2018

Prefeitura Municipal realiza a VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o objetivo de mobilizar a população em geral, a Prefeitura de Salgueiro através do COMDICAS realizou a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta semana no auditório da FACHUSC, tendo como tema central “Proteção Integral, Diversidades e Enfrentamento das Violências”.

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente teve como objetivo geral mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, crianças, adolescentes e os representantes da sociedade civil para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral dessa classe nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e as ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

Outros atributos referentes à Conferência se deram ao desenvolvimento através dos trabalhos de grupo distribuídos em cinco eixos temáticos, onde foram aprovadas duas propostas em cada eixo que será levado para a XI Conferência Estadual a ser realizada em Recife no próximo ano.

Os eixos estão divididos em:

1. Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social.
2.
Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes.
3. Orçamento e financiamento das políticas públicas para
Crianças e Adolescentes.
4. Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes.
5.
Espaços de Gestão, Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção
   e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

A VIII Conferência representou um grande avanço no sentido de apontar os desafios a serem enfrentados e na definição de ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes as políticas sociais considerando as diversidades, além de eleger onze Delegados que irão representar o município na 11º Conferência Estadual da Criança e do Adolescente com data a ser definida e, posteriormente, divulgada.

O evento contou com a participação de cem pessoas, distribuídas nos vários segmentos: representantes do Poder Público, Poder Legislativo, Setor de Justiça (8º BPM), Conselheiros de Direito, Conselheiro Tutelar, Movimentos Sociais Organizados, Representantes de Entidades da Sociedade Civil, Organizada, ONG’S, Sindicato de Trabalhadores Rurais, crianças e adolescentes de várias Escolas municipais, estaduais e particulares.