Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

Mais Educação: Aula Magna do Semestre 2019.1 da UNIVASF é realizada com sucesso no município

A Aula Magna do Semestre 2019.1 e a Aula Inaugural do Curso de Engenharia de Produção da UNIVASF começou com uma injeção de ânimo. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (24) e contou a presença do Prefeito do município, Clebel Cordeiro, o vice-prefeito, Dr. Chico Sampaio, além de gestores, entidades políticas e civis que deram boas vindas aos novos e futuros alunos do nosso município.

Credenciado pela Portaria nº. 1.029 do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União em 29 de agosto de 2017, o Campus Salgueiro da Univasf ofertará inicialmente os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção com 40 vagas anuais cada.

A expansão da Univasf para o Sertão Central já era um desejo antigo da Instituição. Entretanto, por limitações orçamentárias informadas pelo ministério no ano de 2007, a concretização deste projeto precisou ser adiado, ficando registrado no Plano de Desenvolvimento Institucional da Univasf o interesse do município de Salgueiro em receber as instalações de campus da instituição.

Ao longo do ano de 2018, a Reitoria da Univasf adotou uma série de medidas para iniciar hoje o funcionamento acadêmico do campus Salgueiro tais como realização de concurso público para os docentes e preparação das instalações provisórias na sede da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC. Deste modo, registra-se que por iniciativa da Prefeitura Municipal de Salgueiro, a Câmara Municipal aprovou doação do terreno da antiga estação ferroviária para ser o campus definitivo da Univasf na cidade. O projeto já foi contratado onde espera-se iniciar as obras já em 2020.

O reitor da Universidade Federal, Professor Doutor Julianeli Tolentino destacou que, a administração do prefeito Clebel Cordeiro irá enfatizar a importância do professor no processo de formação moral e educacional dos alunos, além de ressaltar a importância da categoria para o desenvolvimento social do município.

Além disso, foi enfatizado a ideia principal de que os cursos visam a inserção e reinserção de pessoas no mercado de trabalho e também a capacitação, já que muitos buscam formação para conseguirem oportunidade no mercado de trabalho.

"A UNIVASF no município é uma grande oportunidade para aquele que há algum tempo vem tentando ingressar no curso superior por ser um curso gratuito e de qualidade. Foi muito gratificante ver na aula inaugural o entusiasmo e as expectativas dos alunos que iniciam uma nova etapa em suas vidas. Estou bastante feliz e emocionado por mais esta conquista e por ver esse sonho sendo realizado.’’, concluiu o Prefeito do município Clebel de Souza Cordeiro.