Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019

Agosto Lilás: Combate à violência doméstica é foco de projetos e ações da Prefeitura Municipal

O mês de Agosto é marcado pela criação da Lei Maria da Penha, promulgada em agosto de 2006. Em referência a essa data é realizada anualmente a Campanha Agosto Lilás, que tem por objetivo fomentar a discussão sobre violência contra a mulher. Pensando nisso e visando o combate da violência contra a mulher e a sensibilização de toda a sociedade, a Prefeitura Municipal de Salgueiro através da Coordenadoria da Mulher e em parceria com o CREAS e STR - Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, realizou no distrito de Conceição das Crioulas palestras com o intuito de levar mais conhecimento sobre a Lei Maria da Penha.

Para entender melhor do que se trata e como ocorre a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de agressões. Elas são: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Violência Física: Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

Violência Psicológica: É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

Violência Sexual: Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

Violência Patrimonial: Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Violência Moral: É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Como denunciar

A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Ou, se preferir, através dos telefones:

• (87) 3871-8451 (Delegacia de Polícia)

• (87) 3871-7089 (Coordenadoria da Mulher)

• (87) 3871-7091 (CREAS)