Quarta-feira, 28 de Agosto de 2019

Diversos eventos marcam Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A fim de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão é que se realiza, todo ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Agosto. O evento tem como objetivo transmitir para os diversos setores da sociedade a mensagem de que todos podem promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. O tema deste ano é 'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas', para reafirmar, no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida dos filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e demais projetos, como na gestão das Apaes.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal contou com uma grade de programação onde envolveu a participação dos jovens num momento cultural, show de talentos e contação de histórias, passeio ambiental, palestras, além de uma gincana esportiva finalizando a Semana Nacional.

Para o Prefeito do município, promover uma programação voltada à conscientização da comunidade e em especial aos pais é muito gratificante. “É imprescindível que a família entenda seus direitos para assumir o compromisso de lutar pelo avanço das políticas públicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É sempre muito bom conversar sobre direitos das pessoas com deficiência. Juntos, podemos sim construir uma sociedade mais digna, acessível e respeitosa para todos", concluiu.