Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019

Prefeitura Municipal realiza ações de conscientização em alusão ao Setembro Amarelo

Clique na imagem para ampliar

Imagem: CCOM

Em uma ação de iniciativa da Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), diversas palestras e trabalhos sobre a Campanha “Setembro Amarelo’, com a temática “Falar é a melhor solução, a melhor iniciativa” estão sendo realizadas no município. Durante todo o mês de Setembro, as palestras acontecerão em Unidades Básicas de Saúde, familiares de pacientes e pacientes do CAPS, profissionais da saúde, entre outros.

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Com o Setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. É pensando nisso que ações de incentivo a vida, palestras preventivas e outros métodos são tão importantes para alertar as pessoas sobre o perigo de se desenvolver uma motivação suicida.

Segundo a Secretária de Saúde, Adja Barros, o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais, expressão de ideias ou de intenções suicidas e Isolamento são alguns comportamentos aos quais familiares e amigos próximos devem ficar atentos e reconhecer como sinais de alerta. "É importante abordarmos este tema que se trata da realidade no país. Temos que nos preocupar com o próximo observando mudanças de comportamento das pessoas e profissionais de saúde para ajudarmos. Não há uma ‘receita’ para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida", enfatizou.

O prefeito, Clebel Cordeiro, pontua que o Setembro Amarelo tem total apoio da administração pública. “Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversarmos sobre o suicídio e as maneiras de preveni-lo. Ao dar importância ao “Setembro Amarelo”, buscando informações sobre como funciona todo o processo, você talvez poderá ajudar uma pessoa próxima que esteja passando pelo problema ou até mesmo identificar se está vivenciando dentro de si mesmo algo parecido", concluiu.