Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019

Setembro Amarelo/Vermelho: Prefeitura Municipal realizou ações de prevenção ao suicídio e às doenças cardíacas

Ao longo do mês de setembro, a Prefeitura Municipal de Salgueiro através da Secretaria de Saúde realizou ações de conscientização em alusão ao Dia D em culminância do Setembro Amarelo/Vermelho, onde foram abordados temas sobre prevenção às doenças cardiológicas e prevenção ao suicídio. O mês é dedicado à criação de momentos e espaços que fomentem a discussão sobre o assunto e levem a informação sobre a oferta de serviços de ajuda disponíveis, de forma gratuita, no município.

Para a Secretária de Saúde, Adja Barros, essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. “É necessário criar um novo paradigma relacionado ao tema suicídio; conversar ainda é a melhor solução e, essa dinâmica nas escolas, nas unidades de saúde e em vários ambientes do município, contribuirá de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais quando falamos e ouvimos sobre a importância do viver”, destacou.

De acordo com o Prefeito do município, Clebel Cordeiro, o tema é de extrema relevância para a sociedade. “Falar de suicídio ainda é um tabu para muitos, mas precisamos promover a conscientização. É papel do poder público oferecer não só tratamento de saúde, mas também acolhimento social. As pessoas, em todas as faixas etárias, precisam saber onde e como procurar ajuda”, pontuou.