Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019

Setembro Amarelo: Atividades e ações de conscientização foram realizadas a respeito da prevenção ao suicídio

O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização acerca dos fatores de risco ao suicídio e, pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Salgueiro através da Secretaria de Saúde concluiu o mês alusivo à prevenção da saúde mental com um bate-papo aberto entre os profissionais da Secretaria sendo ministrado pela psiquiatra Cayza Franklin. Além disso, outras equipes ainda atenderam a sua comunidade em culminância ao tema abordado, como também, as equipes da ESF Nossa Senhora de Fátima e Divino Espírito Santo que realizaram ações e atividades no CAPS ao longo do mês de Setembro.

A depressão, por exemplo, é um transtorno de humor que pode ser responsável por uma variedade de problemas, como levar o indivíduo a cogitar tirar a própria vida. É preciso estar atento aos sintomas: profunda tristeza; isolamento social; frustração; perda de interesse ou prazer; insônia; cansaço; alterações no apetite; ansiedade e inquietação.

“Temos que falar sobre suicídio, muitas vezes nós pensamos apenas na saúde física e esquecemos que é importante estar em dia com a saúde mental também. Investimos em palestras e grupos educativos diariamente, visando auxiliar no controle de doenças e transtornos como a depressão. Devemos sempre conversar com as pessoas, tratá-las bem e ouvi-las, porque nunca sabemos o que o outro está enfrentando”, afirmou a Secretária de Saúde, Adja Barros.

"Estamos muito atentos a essa questão, pois é um tema que precisa ser discutido com muita responsabilidade com toda a sociedade. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade que tanto assusta nos dias atuais", concluiu o Prefeito do município, Clebel Cordeiro.