Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019

Mutirão de diagnóstico e prevenção ao câncer bucal é realizado pela Prefeitura Municipal no Posto de Saúde da COHAB

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca, evidenciando ainda, os prejuízos causados pelo cigarro, a Prefeitura Municipal de Salgueiro através da Secretaria de Saúde realizou mais uma palestra em alusão ao tema.

A ação teve como objetivo, também, a detecção precoce do câncer de boca e divulgar a importância de uma avaliação periódica para identificar lesões em estágio inicial.

“É importante que as pessoas façam o autoexame preventivo todo mês. Na frente do espelho, com o auxílio de uma colher limpa, analise os lábios, a parte interna das bochechas, o céu da boca, a língua e as gengivas. Verifique se há manchas ou caroços que não cicatrizam em até 15 dias. Se qualquer sintoma desses for constatado, o paciente deve buscar atendimento imediatamente, seja na unidade ou com o dentista de sua confiança”, orienta a Secretaria de Saúde, Adja Barros.

Sobre o câncer bucal

De acordo com o Ministério da Saúde, diante de lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca.

A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço; rouquidão persistente e, nos casos mais avançados, dificuldade de mastigação, engolir, fala e sensação de que há algo preso na garganta.