Terça-feira, 05 de Novembro de 2019

Coordenadoria da Mulher representa o município na 5º Conferência Estadual em Gravatá

Em um evento realizado na cidade de Gravatá, na última semana, as mulheres salgueirenses foram representadas na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, através da Coordenadoria da Mulher. Este evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher – SecMulher-PE e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco – Cedim-PE.

A temática deste ano foi “Mulher e Democracia: Uma Agenda de Luta por Direitos Iguais” tendo com intuito reunir as propostas que foram debatidas nas conferências municipais, em todo o estado, com representantes da sociedade civil, dos governos municipais e de órgãos não governamentais. Além disso, o momento é de propor políticas mais inclusivas para as mulheres nos espaços de poder e no controle social, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, autonomia econômica, educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica, não transfóbica e laica, saúde, direitos reprodutivos e direitos das mulheres a cidades mais seguras e inclusivas.

Participaram da abertura, os chefes de estado, prefeitas, prefeitos, representantes dos poderes legislativo, judiciário, além de 602 delegados e delegadas, que são aquelas pessoas eleitas nas conferências municipais e que terão poder de voto na hora de decidir as melhores propostas apresentadas no estado. As ideias são apresentadas, analisadas e votadas, em diferentes grupos reunidos de acordo com os eixos temáticos da conferência. Lembrando que, após a fase estadual, é realizada a conferência nacional, que está prevista para acontecer em Brasília, no período de 24 a 27 de novembro.

Salgueiro será um dos municípios a representar o sertão central na conferência nacional.