Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019

Formatura do PROERD 2019 marca 13 anos do programa do combate às drogas e a violência no município

A Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria Municipal de Educação, Nuprev Sertão/GPAC/SDS em parceria com o 8º BPM/PE, realizou nesta quinta-feira (21), a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD, da Escola Maria Nilza.

O programa oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver suas potencialidades, auxiliando na conscientização para o exercício de sua cidadania. Além disso, é importante frizar que o  programa não trabalha só a questão das drogas e sim o poder de decisão dos alunos, para saber fazer as melhores escolhas diante de qualquer tipo de situação de risco.

"É muito gratificante ver tantas crianças tendo a oportunidade de conhecer os riscos decorrentes das drogas, e aprenderem a fazer escolhas conscientes para suas vidas. O Proerd entra nas escolas como um complemento valioso, auxiliando na formação de seres humanos mais preparados e equilibrados", pontuou o vice-prefeito do município, Dr. Chico Sampaio.

Presentes

A solenidade de formatura foi prestigiada pelo vice-prefeito do município, Dr. Chico Sampaio; a Secretária de Finanças, Mirian Ramos; Nádia Quezado, Diretora pedagógica; Major Fábio, Cerimonialista de Honra.

Programa

O Proerd é um programa de caráter preventivo social, posto em prática nas redes de ensino público (municipal e estadual), privado e conveniado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. Nele, são desenvolvidos quatro currículos, sendo para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano ; 7º Ano e o Currículo para Pais e Comunidade. De acordo com a Polícia Militar, o Currículo Base do programa é o do 5º Ano, tendo em vista que, nesta fase, as crianças de encontram cheias de curiosidades e, em sua maioria, ainda não tiveram contato com as drogas.

Fotos: CCOM