Segunda-feira, 18 de Maio de 2020

Prefeitura de Salgueiro adota novas medidas mais rígidas para salvar vidas

Novas medidas de enfrentamento à Covid-19 foram sancionadas pelo prefeito Clebel Cordeiro através do Decreto Municipal nº 33, de 18 de maio de 2020. O novo decreto dispõe sobre a intensificação de medidas restritivas excepcionais e temporárias voltadas a necessidade da contenção do aumento do número de casos confirmados de Covid-19 no município de Salgueiro.

De acordo com o novo decreto, além de todas as medidas restritivas instituídas anteriormente, entram em vigor novas determinações.

Veja abaixo algumas medidas determinadas pelo prefeito nesta segunda-feira (18/05), e que serão válidas do dia 20 até o dia 31 de maio:

Torna-se obrigatório o uso de máscaras por todas as pessoas que estejam nas ruas ou nos estabelecimentos que estão autorizados a funcionar.

Fica restrita a entrada, saída e circulação de veículos e pessoas no Município de Salgueiro, com exceção dos que prestam serviços de transporte coletivo de passageiros e dos que se destinam a uma finalidade emergencial, somente poderá ser realizado com até 03 pessoas por veículo, inclusive o motorista.

O transporte alternativo também deverá funcionar respeitando a capacidade máxima de passageiros fixada em 60%.

As pessoas que irão circular pela rua deverão firmar Declaração de Atividade ou Serviço Essencial, conforme modelos constantes no Decreto Municipal, em nome próprio ou dos profissionais que realizam as atividades e prestam os serviços essenciais, cuja apresentação impressa ou em meio digital será obrigatória, juntamente com o respectivo documento de identidade e comprovante de residência, quando solicitado pelas autoridades estaduais ou municipais.

Já as pessoas que precisarem sair de casa para adquirir bens, produtos ou serviços essenciais, deverão portar, juntamente com o respectivo documento de identidade, o comprovante de residência ou outro documento idôneo que justifique o destino e a finalidade essencial do deslocamento.

Segundo as novas medidas adotadas, o transporte alternativo oriundo dos Distritos com destino à sede funcionará mediante rodízio, apenas sendo permitido o seu funcionamento da seguinte forma: I – Umãs: Segunda e terça-feira; II – Pau ferro: terça e quarta-feira; III – Conceição das Crioulas: Quarta e quinta-feira; IV – Campinhos e Vasques: Quinta e sexta-feira.

Outra proibição trata da permanência ou circulação de pessoas nos parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer e nas quadras poliesportivas do Município.

Os supermercados e hipermercados também deverão adotar novas medidas, através da restrição da entrada de número de clientes somente até 50% da capacidade do estabelecimento, limitando-se a entrada a 1 pessoa por família, além da disponibilização de álcool gel na entrada e nos caixas.
(Observadas as exceções dispostas em decreto).

Apesar dos esforços da Prefeitura de Salgueiro, houve um aumento considerável na propagação da Covid-19. Muita gente ainda não entendeu a necessidade de evitar aglomerações, de ficar em casa e sair somente para realizar ou atender necessidades essenciais e inadiáveis.

Observado isso, foi decidido, juntamente com o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) e apoio da Polícia Militar, através do 8º BPM, intensificar as medidas como forma de evitar a propagação do vírus e consequente colapso dos leitos do município que já recebe moradores de 7 cidades pertencentes à Regional de Saúde.

"A nossa intenção é prevenir para salvar vidas e fazer com que isso passe o mais breve possível. Foram adotadas no município de Salgueiro, no que coube as singularidades locais, todas as demais medidas restritivas impostas pelo Estado de Pernambuco. ”, explicou o prefeito Clebel Cordeiro.