Terça-feira, 16 de Junho de 2020

São João Salgueiro Solidário homenageia Zenilton

Foto: HM

O sanfoneiro é o grande homenageado do São João Salgueiro Solidário, que acontecerá do dia 20 a 23 de junho de 2020.

Nascido em 1939 em Salgueiro, José Nilton Veras, mais conhecido como Zenilton começou a gostar de música ainda criança e, aos 14 anos, aprendeu a tocar acordeão, almejando um futuro como músico profissional. Seu pai foi contra, por achar que a carreira de músico não levaria a nada.

Quando saiu do sertão ainda jovem para tentar a sorte no sul, a primeira parada foi o Rio de janeiro, por influência de amigos e das rádios. "Precisava de contatos com os nordestinos que já estavam lá como Zé Gonzaga, Marinêz e Luiz Gonzaga. Por intermédio deles fui entrando devagarinho. Mas a carreira se consolidou mesmo em São Paulo, onde morei por mais tempo, o resto foi pelo mundo a fora", diz Zenilton que gravou 42 LPs, contabilizando cerca de 650 músicas.

Com músicas bem humoradas, durante a época do regime militar, Zenilton passou a usar trocadilhos em suas letras para escapar da censura que existia à produção artística da época. Zenilton foi creditado pelos integrantes da banda de rock Raimundos como sua maior influência.

A live do São João Salgueiro Solidário acontecerá ao longo de 9 horas de transmissão ao vivo por dia no Canal Oficial da Prefeitura de Salgueiro no YouTube, o evento contará com diversos artistas locais e toda programação pode ser acompanhada nos canais oficiais da Prefeitura de Salgueiro. O homenageado, Zenilton Sanfoneiro, abrirá a festa no sábado (20) a partir das 17h.

Imagem: CCOM