Sábado, 11 de Julho de 2020

Secretaria Municipal de Saúde realiza testagens nos idosos do Lar São Vicente de Paula e no IMIP Salgueiro

Após realização de 326 testes em agentes penitenciários, servidores, policiais militares cedidos e detentos da ala onde foram notificados casos positivos do novo Coronavírus no Presídio de Salgueiro, a Prefeitura de Salgueiro, no decorrer desta semana, realizou a testagem para Coronavírus em todos os idosos e colaboradores do Lar São Vicente de Paula e no IMIP Salgueiro, com a finalidade de ampliar a cobertura em que os idosos e pacientes fazem parte por serem grupos prioritários por sua maior vulnerabilidade à COVID-19.

Para a ação foram empregados testes rápidos adquiridos com recursos próprios do governo municipal e os advindos do Ministério da Saúde. O trabalho teve o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por biomédico, enfermeira e auxiliar de enfermagem.

No Presídio de Salgueiro, dos 326 testes, 9 apontaram positivo para o Coronavírus, entretanto, 2 deles são de servidores com endereços residenciais fora do município, tendo os resultados enviados para os municípios que os pacientes residem.

No Lar São Vicente de Paula, foram aplicados testes rápidos em 31 idosos e funcionários que atuam nos serviços diários na casa de repouso de longa permanência, com um resultado positivo e dois aguardando resultado do método Swab pelo LACEN/PE.

No IMIP, ao todo, foram realizadas 162 coletas, apontando 13 casos positivos entre pacientes e funcionários, entretanto, apenas 5 casos são de salgueirenses, sendo acrescidos no boletim diário municipal.

Faça a sua parte no combate ao Coronavírus. Sempre que for necessário sair de casa, use máscara de proteção facial e álcool em gel para higienizar as mãos. Fuja das aglomerações e não se esqueça: Ficar em casa é a melhor prevenção.