Segunda-feira, 27 de Julho de 2020

Prefeitura realiza fiscalização diária no comércio de rua para conferir o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19

A Prefeitura de Salgueiro continua o trabalho de fiscalização dos comércios do município devido a pandemia de coronavírus. O trabalho é realizado por equipes da secretaria de saúde, da vigilância sanitária e de tributos, totalizando 20 fiscais diariamente no centro da cidade, orientando a população e os comerciantes.

No município, a orientação de fechamento dos serviços que não são considerados essenciais foi decretada em 21 de março. No mês de maio o governo do estado de Pernambuco apresentou um plano de flexibilização com a reabertura gradual de comércios e serviços, ensejando no retorno das atividades do varejo no dia 15 de junho.

Durante a fiscalização, o estabelecimento que não estiver cumprindo com as orientações de prevenção e segurança dispostos no protocolo apresentado pelo município, como o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel para todos, e controle de lotação, será encaminhado pelos fiscais para a vigilância sanitária que, após constatar a irregularidade repassará para a diretoria de tributos que realizará o ato de interdição do estabelecimento infrator que ficará sujeito ao pagamento de multa, se for o caso.

É importante salientar que o uso de máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais é obrigatório no município, de acordo com os decretos municipal e estadual, nº 36/20 e nº 49055 respectivamente.