Secretária: Rafaela Alencar

Em construção...

Atribuições
Formular a política municipal de Assistência social em consonância com a Política Estadual e a Política Nacional de Assistência Social; Articular e firmar parcerias de cooperação técnico-financeira com instituições públicas e privadas de âmbito municipal, estadual e federal, com vistas a inclusão social dos destinatários da assistência social, através da implementação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS; Coordenar a elaboração e execução do Plano Municipal Anual e Plurianual de Assistência Social, constituído de programas, projetos, serviços e benefícios da assistência social no âmbito municipal; Definir padrões de qualidade e formas de acompanhamento e controle, bem com a supervisão, monitoramento e avaliação de ações de assistência social de âmbito local; Garantir o exercício do controle social e apoio operacional ao Conselho Municipal de Assistência Social; Gerir os recursos destinados à assistência social, através do Fundo Municipal de Assistência Social, tendo como referência a política municipal de assistência social, bem como o Plano Municipal de Assistência Social; Articular e coordenar a rede de proteção social básica e especial, com centralidade na família, constituída de entidades públicas e da sociedade civil, estabelecendo fluxo, referência e retaguarda em as modalidades e complexidade de atendimento aos usuários da assistência social do Município; Qualificar os recursos humanos indispensáveis a implementação da política e do plano municipal de assistência social; entre outras atividades correlatas com as suas atribuições.

Praça Urbano de Sá, 65
Bairro Santo Antônio - CEP 56000-000 - Salgueiro - PE
(87) 3871 7090 | 3871 7089 | 3871 2307
desenvolvimentosocial@salgueiro.pe.gov.br
Horário de atendimento: 08h00 às 12h00

Diretoria de Assistência Social - DAS
  Diretor: Aristófanes Sampaio Muniz

A Diretoria de assistência social (DAS) - é o núcleo gestor responsável pela política de assistência social no município, responsável por coordenar os serviços, programas e projetos sociais.

Tem como prerrogativa executar, monitorar, avaliar os serviços, programas, projetos e benefícios; assessorar, acompanhar e avaliar as atividades das entidades de assistência social; divulgar as ações desenvolvidas nos Serviços e Programas da Assistência Social; acompanhar de forma sistemática e registrar o planejamento, execução e avaliação dos serviços e programas da assistência social; Promover formações para equipes da assistência social; promover articulação com a rede socioassistencial.

Diretoria Administrativa Financeira
  Diretora: Fabíola  Guerra

A Diretoria Administrativa Financeira (DAFI, tem por competência planejar, desenvolver e coordenar os sistemas administrativos da gestão de pessoal, patrimônio, materiais, transportes e comunicações internas, no âmbito do Fundo Municipal de Assistência Social:

• Zelar pela disciplina e ordens funcionais em seu departamento;

• Desenvolver e manter normas internas, processos e procedimentos;

• Efetuar o controle geral dos custos administrativos de sua competência;

• Elaborar relatórios gerenciais para a Gestora;

• Estruturar o planejamento estratégico orçamentário financeiro de sua competência.

Diretoria de Renda e Cidadania
  Diretor: José Aparecido

A Diretoria de Renda e Cidadania (DRC),  tem como atribuições:

• Orientar, acompanhar e executar as atividades relacionadas com a capacitação profissional;

• Orientar, acompanhar e executar as atividades correlatas ao Cadastro Único e a gestão do Programa Bolsa Família no município;

• Elaborar, organizar e executar projetos que gerem oportunidades de inclusão produtiva para pessoas inscritas no cadastro único dos programas sociais do governo federal, preferencialmente aquelas beneficiarias do Programa Bolsa Família;

• Promover a organização comunitária, visando o fomento de ações de geração de emprego e renda;

• Promover cursos de qualificação profissional, a partir da identificação da demanda e do mercado de trabalho, visando projetos que privilegiem e oportunize a inclusão da população, prioritariamente beneficiários do Programa Bolsa Família;

• Incentivar o associativismo e o cooperativismo como alternativas de geração de renda, no que se refere à valorização do trabalho artesanal local que tenha potencial de comercialização.

Praça Urbano de Sá, 65
Bairro Santo Antônio - CEP 56000-000 - Salgueiro - PE